sábado, 3 de dezembro de 2011

2º DOMINGO DO ADVENTO

Nesta liturgia de hoje celebramos já o 2º Domingo do Advento, período importantíssimo na liturgia da Igreja que faz a preparação para o Natal do Senhor.  As leituras são todas voltadas para uma mensagem de esperança para o povo de Deus que está aí desesperançado, desanimado e sem perspectiva de vida. As leituras são:  Isaías 40, 1-5.9-11; Salmo 84; 2Pedro 3, 8-14; Mc 1-1-8.
Nesta palavra de Deus  o profeta anuncia  a vontade de Deus dizendo: "Consolai meu povo, consolai-o!". É vontade de Deus que seu povo não fique na miséria, no exílio da Babilônia, mas que seja consolado pelo próprio Deus. Ele mesmo vai enviar o  mensageiro da esperança. Não haverá mais destruição do povo e confinamento. Pois ele apascentará o seu povo como o pastor apascenta o seu rebanho. Tratará a todos com carinho.  Deus se aprasenta como aquele que cuida bem de todos.
No Evangelho de Marcos, Jesus fala de João Batista como o mensageiro que vem chamar a atenção do povo de Deus para preparar a chegada do Messias. João é um homem sério, austero, de uma filosofia de vida interessantíssima. Surge justamente no deserto, lugar de provação. O povo precisa entender que para mudar de vida é preciso passar por um processo de conversão, arrependimento dos pecados e depois se batizar nas águas do rio Jordão. Isso quer dizer para nós que não dá para acolher o Messias, sem antes fazer um processo de kenosis. João sabe que ele não é ainda o verdadeiro cordeiro, mas que é apenas um preparador da chegado daquele que há de vir e que ele "nem é digno de desamarrar as correias de suas sandálias".
Baseado nisso, a liturgia deste 2º Domingo do Advento quer nos apresentar a necessidade de termos esperança em um presente e futuro melhor com a chegada de novas realidades com Deus atuando no meio. Depois, que a preparação para o natal que se aproxima exige de nós uma profunda mudança de vida, seja no aspecto pessoal, social, cultural, econômico e até religioso. Esta preparação não quer dizer que devemos comprar os presentes mais caros para dar às pessoas que amamos só por que é natal  e fim de ano. Não quer dizer também que é um momento de  apenas enchermos nossas casas de boas comidas e bebidas para festejarmos a meia noite do natal no sentido pura e exlcusivamente secular sem a devida menção religiosa. 
Portanto, é hora de fazer uma mudança de vida. Você que está com a família desagregada, dividida  busque mais união na família. O jovem que está beirando o mundo das drogas, diga não às drogas. Que haja mais procupação com o sofrido na sociedade. Que saibamos construir uma sociedade mais justa e fraterna entre nós. Se isso acontecer de verdade, estaremos vivenciando melhor o nosso batismo no Espírito Santo. Esse batismo que nos leva a termos uma concepção mais voltada para os outros e não só para nós mesmos, de forma egocêntrica. Boa preparação a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário