sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MENSAGEM DO PADRE- SETEMBRO


 
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Diocese de Brejo

Tutóia e Paulino Neves

 

PALAVRA DO PADRE – SETEMBRO/2012

Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização dos homens e mulheres em cada ambiente” (Documento de Aparecida, n. 171)

Caríssimos irmãos e irmãs, povo de Deus de Tutóia e Paulino Neves. Nestes tempos em que já estamos vivendo na nossa comunidade paroquial, somos marcados por várias situações que fomentam a nossa caminhada cristã e católica. Dirijo-me a todos vocês paroquianos e paroquianas desta paróquia e Área Pastoral, com uma palavra de esperança e de alegria por estar no meio de vocês para que a missão seja continuada com o nosso trabalho pastoral.

Estamos no mês de setembro, mês da Bíblia, no qual somos todos convidados a refletir mais a Palavra de Deus, sobretudo através da leitura e estudo individual da mesma. A CNBB nos oferece o material de estudo sobre o Evangelho de Marcos. No entanto quem não puder obter o material deve ter pelo menos uma meia hora por dia para a meditação da Palavra de Deus. Você não pode deixar sua Bíblia apenas na estante como enfeite e não aprofundar um conhecimento sobre a mesma. Como metodologia de leitura da palavra eu aponto os três passos necessários: VER: ler o texto sagrado e ver a realidade dele, também a nossa realidade de hoje; JULGAR: através da palavra de Deus se deve perceber qual a sua vontade e projetos frente aos desafios atuais;  AGIR: concretizar atitudes e comportamentos que surgem a partir da reflexão da Palavra e em benefícios do povo de Deus. Acrescentamos o CELEBRAR, que é o momento da alegria, da celebração de tudo o que foi feito e realizado nesta transformação de vida.

Buscando enfatizar a relevância da Palavra de Deus na vida do cristão e da cristã, os bispos que participaram da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida, afirmaram: “A Sagrada Escritura, Palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo, é com a Tradição, fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora”. Depois eles acrescentam que: “desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo” (AP, 247).

Com esta motivação é que eu conclamo a todos os grupos, pastorais, movimentos e comunidades de nossa paróquia a criar momentos de estudo, pesquisa e meditação da palavra de Deus. Mesmo que vocês não sejam grandes cientistas da Bíblia, mas o Espírito Santo será o vosso condutor na meditação da mesma. É muito bom conservar ou iniciar a leitura partilhada da Palavra nas celebrações da Palavra na comunidade. Não podemos perder esta riqueza que adquirimos com a história da nossa caminhada.

Termino aqui com as palavras do Papa Bento XVI que afirma: “É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na rocha da palavra de Deus” (Bento XVI). Com minha bênção!

Pe. Jean Carlos – Administrador Paroquial de Tutóia e Paulino Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário