sábado, 20 de abril de 2013

Jesus é o bom pastor? (4º Domingo da Páscoa)


"As minhas ovelhas escutam a minha voz, e as conheço e elas me seguem" (João 10,27)
Estamos a mais de dois mil anos de distância em que estas palavras foram fabricadas. Os discípulos e discípulas de Jesus ouviram esta frase a ressignificaram com as várias nuances nas suas vidas comunitárias e pessoais.
Mas um dos questionamentos pertinentes é se realmente as "ovelhas" de hoje conhecem a voz de Jesus, o bom pastor. Que voz é esta que se diferencia no meio de tantas vozes dos dias de hoje? É possível ainda ouvir a mensagem desta voz? Sinceramente falando, creio que a imperceptibilidade desta voz é premente e com uma velocidade acelerada para uma surdez coletiva. Mas não podemos cair num exagerado realismo e ao mesmo tempo pessimismo em relação a isto.
A liturgia da palavra deste 4º Domingo da Páscoa nos trás a figura do Jesus como sendo "o bom pastor". Daí que já nos perguntamos se esta imagem ainda diz alguma coisa para o ser humano moderno. Este ser humano  que não vive mais na área agrícola, nem no campo para cuidar dos animais. Ele vive rodeado de um espetacular tecnologia que o fascina e o aprisiona nos seus encantos.
Na primeira leitura: At 13, 14.43-52, apresenta-se a disputa dos judeus com os discípulos que haviam primeiro tentado anunciar a mensagem jesuana e não com muito êxito devido à rejeição dos primeiros destinatários. Depois os apóstolos se dirigem aos pagãos e têm sucesso na missão deles. Na verdade, o conflito existente entre judeus e pagão era fortíssimo nos primeiros tempos das comunidades cristãs. A Igreja enfrenta perseguições e martírios em alto grau. Também hoje o cristianismo, sobretudo a Igreja Católica, enfrenta uma rejeição devido ao avanço da secularização. Muito disso se deve ao fechamento que a própria Igreja Católica se fez. Também é verdade que neste sentido, muito já não ouvem mais a voz da Igreja, como sendo interpretada como a voz do pastor. O trabalho pastoral da Igreja tem pouco sucesso, muito embora de boa qualidade. Toda a assistência que ela fazia no passado foi assumida, verdadeiramente ou não, pelos setores sociais. Sobra pouco espaço para a sua atuação pastoral.
Na segunda leitura: Ap 7, 9.14-17, a experiência de João revela a esperança e também a vitória de todos aqueles que são perseguidos por causa do evangelho de Jesus Cristo. Diz o texto: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro" (v. 14). Quem realmente sofre por causa do evangelho? Quem nossos mártires de hoje? Valorizamos as pessoas que se sacrificam pelo trabalho da evangelização nos mais recônditos lugares deste nosso país ou mundo? 
Olhando para a nossa realidade, percebemos  que anida temos muitas pessoas que enfrentam tribulações: jovens drogados; mães  solteiras que são relegadas pelo preconceito social e até religioso; os pobres que não tem seus direitos validos pela justiça: índios, negros quilombolas, mulheres que  sofrem violência dos maridos; crianças abandonadas nas ruas e praças deste nosso território brasileiro e, outros grupos humanos. Quem é o pastor que os socorre agora nesta grande aflição?
O evangelho, João 10, 27-30,  reafirma esta presença marcante de Jesus como aquele que vem segurar as suas ovelhas e não deixará ninguém "arrancá-las" das mãos dele (v. 28). Jesus garante a todos que o seu Pai é mais poderoso e não vai deixar acontecer um desgraça com as ovelhas dadas ao Filho (v.29).
Observando estas afirmações de Jesus,através do evangelista, é que fico pensando sobre como hoje as ovelhas estão realmente sem direção pastoral. São tantos grupos querem nortear as vidas das pessoas, cada um com suas mais bem engendradas e mirabolantes doutrinas. Não faltam pessoas iludindo as outras para que adiram ao seu grupo, seja ele de que pensamento ou filosofia de vida for. e como ficam os cristãos e cristãs no meio de tudo isso? Ainda escutam mesmo a voz de Jesus como aquele que é o pastor concreto e verdadeiro? Que Jesus estão escutando hoje? É o dos evangelhos ou aquele fabricado nas mentes de cada um?
Jesus afirma categoricamente: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, e as conheço e elas me seguem". Penso que deveríamos novamente treinar os nossos ouvidos nos tempos de hoje para novamente ouvir o que Jesus tem realmente para nos dizer e nos reacostumarmos com a sua voz.. Infelizmente tem muitos cristãos e cristão que ficam ouvindo muitas sandices que desvirtuam a fé em Cristo. Mas a escuta nos motiva a um seguimento.
Nós vivemos a experiência das Santas Missões Populares nas nossa Igreja Diocesana, e consequentemente na Igreja Paroquial. É tempo de seguir mais de perto o Mestre, de se deixar motivar pelas reais necessidade do Reino de Deus e se engajar na luta pela paz, amor e justiça entre nós.
Portanto, refletindo sobre estas leituras bíblicas, podemos nos convencer que mesmo em tempos tão cheios de aversão à religião, mas Jesus ainda se apresenta como sendo um pastor que merece crédito e que suas palavras são atualíssimas. Elas são imprescindíveis para a vivência dos valores do Reino de Deus implantado por ele enquanto estava entre nós.

Obs.:  A imagem de D. Hélder expressa bem o que se entendo como um bom pastor que tem como modelo a própria pessoa de Jesus Cristo em sua vida. Ele foi pastor e profeta.
Pe. Jean

Nenhum comentário:

Postar um comentário