domingo, 17 de junho de 2012

GOTAS DA PALAVRA: 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURAS BÍBLICAS:  Ezequiel 17,22-24; Sl 91; 2 Coríntios 5,6-10; Marcos 4,26-34

Meus queridos irmãos e irmãs, hoje estamos celebrando o 11º domingo do Tempo Comum conforme o calendário do Ano Litúrgico. É um tempo favorável para que possamos compreender melhor a missão de Jesus Cristo e toda a sua ação pastoral no meio do povo de Israel e de Deus consequentemente.
A palavra de Deus nos comunica a sua vontade e qual deve ser o nosso caminho a seguir. Deus promete que vai fazer diferente no novo projeto para com o seu povo. Afirma pela boca do profeta Ezequiel que vai "tirar o galho da copa do cedro, do mais alto dos seus ramos... e plantarei  sobre um monte  alto e elevado" ( Ez 17, 22).
Esta promessa é para ajudar o povo a confiar no seu Deus. Que ele não deixará o povo sem o seu auxílio, sem a sua presença e ação de cuidado. Através do cuidado de Deus este galho, que hoje representa todos nós, dará muitos frutos, sombra para os passarinhos e cumprirá a sua missão.
Já São Paulo escrevendo à comunidade de Corinto, coloca-nos a necessidade de estarmos firmes no propósito de "sermos agradáveis" a Deus. Que não coloquemos todas as nossas preocupações somente na vida terrena, no cotidiano, mas que tenhamos o vislumbre daquilo que iremos ter na glória celeste.
Depois, no Evangelho de hoje Jesus compara o Reino de Deus como uma semente que é semeada e, sem que o semeador perceba, a semente vai germinando e crescendo. Como podemos identificar que a semente do reino está crescendo em  nós e no meio da sociedade?
Geralmente as pessoas olham muito para as desgraças que acontecem na vida pessoal e da sociedade. Não conseguem ver o que há de positivo. É bem verdade que o apelo para que assim pensemos é fortíssimo, sobretudo atrávés dos meios de comunicação. No entanto, sabemos, principalmnte nós cristãos e cristãs, que no meio de tudo isto está presente também a ação divina, o Reino de Deus.
Há uma simbiose entre o Reino de Deus e a nossa realidade política, social, econômica, cultural e religiosa. Não podemos fugir disso. O Reino de Deus nasce neste chão, no meio da terra fértil e cheia de forças que possam destruir esta vitalidade também. Temos muitos exemplos da presença do Reino de Deus entre nós, como: lutas por justiça no meio dos quilombolas, indígenas e povos atingidos por barragens; consciência verdadeira da política como uma ação para o bem comum do povo; mudança de vida das pessoas através do anúncio do evangelho; atitudes de solidariedade para com os mais sofredores e oprimidos pelos mais diversos tipos de prisão; a presença de grupos, pastorais e movimentos que visam ajudar as pessoas a se encontrarem com Jesus, entre tantos outros exemplos.
Muitas vezes somos atacados pelo espetáculo, mas Jesus nos apresenta um reino que é construído e fortificado no silêncio, na "surdina da noite". É um reino que não precisa muito de coisas grandiosas e espalhafatosas, mas cria raízes no dia a dia do povo e que precisamos reconhecer isso.
Portanto, que como cristãos e cristãs que somos, procuremos fazer o nosso trabalho pastoral sem querermos logo o resultado, pois a messe é de Deus e não nossa. É ele que faz germinar, pois a nossa missão é apenas semear. Por isso tenhamos cuidado em não nos anunciarmos a nós mesmos, mas a Deus e seu projeto de liberdade e felicidade para todos.
Deus vos abençoe sempre! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário