domingo, 24 de junho de 2012


GOTAS DA PALAVRA: NATIVIDADE DE JOÃO BATISTA

LEITURAS BÍBLICAS: ISAÍAS 49, 1-6; SALMO 138; ATOS DOS APÓSTOLOS 13, 22-26; EVANGELHO DE LUCAS 1, 57-66.80


“Ele vai chamar-se João” (Lc 1, 60)

Irmãos e irmãos em Cristo, neste domingo da Natividade de João Batista a palavra de Deus está vindo ao nosso encontro como uma luz que ilumina nossas vidas e corações. A Igreja coloca na sua liturgia desta solenidade os textos bíblicos do profeta Isaías, dos Atos dos Apóstolos e por fim, do Evangelho de Lucas para nos ajudar a entender melhor por que celebramos a natividade deste grande profeta que faz a ponte entre o Primeiro e o Segundo Testamento.

Na primeira leitura o autor sagrado relembra ao povo de Israel a sua missão entre as outras nações que é ser luz para todos os povos. Ele configura Israel a uma imagem de um servo sofredor que tem de atender ao chamado de Deus, que desde o ventre materno foi escolhido para esta missão. Diz o autor: “O senhor chamou-me antes de eu nascer” (Is 49,1). Depois confirma este chamado dizendo que: “eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra” (v.6). Esta vocação é relacionada também com a de João Batista, o precursor.

Na segunda leitura, Paulo relembra a figura de João Batista como proclamador de um batismo de arrependimento, em preparação à vinda do Messias. João não se coloca como o mais importante e sim como alguém que está a favor da chegada do Messias.

No Evangelho temos a explícita revelação da ação de Deus no meio dos pobres e a favor deles. A notícia sobre a gravidez de Isabel e consequentemente a nascimento do menino João traz muitas admiração e alegria para os vizinhos. Mas o que mais chama a atenção é a impressão do seu nome. O nome dado à pessoa naquela época revelava a sua identidade e sua missão. Por isso João ao ser assim denominado revela a presença de Deus no meio do seu povo. Seu nome é João, que significa: “Deus é misericórdia”. João tem a missão de trazer a todos a misericórdia de Deus. Ele não se esquece dos mais fracos e necessitados.

Assim sendo, nos dias de hoje é importante que nós reflitamos sobra a necessidade de estarmos sendo novas esperanças para as pessoas. Todos os cristãos e cristãs têm a missão de revelar a misericórdia de Deus. Através de nossas ações e testemunhos é que podemos dizer ao mundo que temos uma esperança maior, que é Jesus Cristo.

Muitas vezes nós não somos conscientes do nosso papel na sociedade. É preciso descobrir qual a nossa missão. João Batista chama o povo para a conversão, pois ele foi escolhido desde a sua geração. Nós também já fomos escolhidos para revelar a misericórdia de Deus para as pessoas. Muitas pessoas estão carentes de Deus e somos nós que acreditamos em Deus, em Jesus Cristo, que devemos uma resposta mais sincera e autêntica.

Portanto, nesta solenidade somos incitados a assumirmos a nossa missão de batizado. Devemos ter esperança e dar esperança às pessoas que tanto necessitam de Deus. João continua sendo um exemplo para de como devemos ter claro a nossa missão na mente e no coração. Viva São João!

Pe. Jean


Nenhum comentário:

Postar um comentário